Semana será de bastante chuva em diferentes regiões do país
![]() |
Sob influência de uma Zona de Convergência Intertropical, áreas do Norte do Brasil devem ter grandes acumulados de chuva — Foto: Reprodução/Metsul |
Ao mesmo tempo, a ausência de precipitações no Sul pode prejudicar áreas produtoras
A primeira semana 'cheia' de 2025 após o feriado de Ano Novo e o primeiro final de semana de 2025 deve ter condições climáticas bem típicas do verão nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste: calor e muita chuva, enquanto no Nordeste os volumes de precipitação começam a crescer e, no Sul, o tempo seco predomina.
Veja a previsão do tempo para a semana na sua cidade
Na manhã desta segunda-feira (6/1), o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu três alertas de perigo (laranja) para chuvas intensas com volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos, com velocidade entre 60km/h e 100 km/h.
No Centro-Oeste, deve chover bastante em Mato Grosso, no Distrito Federal e no centro-norte de Goiás, segundo a MetSul. As máximas devem passar de 30ºC em Cuiabá, com mínimas na casa dos 22ºC. Em Brasília, o calor será menos intenso, com máximas próximas a 27ºC.
Os Estados de Rondônia, Tocantins e Pará tem previsão de volumes excessivos de chuva em áreas como a Ilha de Marajó, que estará sob influência de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), detalha a MetSul.
No Sudeste, o Espírito Santo e a metade norte de Minas Gerais devem concentrar os maiores níveis de chuva nos próximos dias. São Paulo, que costuma ter seus maiores volumes em janeiro, deve surpreender com chuvas abaixo da média para a época. Para o Rio de Janeiro, a expectativa é de irregularidade.
Com exceção de Alagoas e Ceará, que terão dias de escassez pluvial, os demais Estados da região Nordeste registrarão aumento nos índices de precipitação, mas ainda sem acumulados que representem preocupação.
Já no Sul do Brasil, a previsão é de que não chova em nenhuma área dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o que pode prejudicar o desenvolvimento das lavouras, alerta a MetSul.
Esta época do ano é caracterizada por um aquecimento atmosférico por ar tropical, que pode trazer chuvas localizadas com raios, trovões e granizo. Por isso, é necessário ficar atento aos alertas do Inmet e da Defesa Civil.
Fonte: Por Nícolas Damazio — São Paulo / Globo Rural
Nenhum comentário