Ibama intensifica combate ao desmatamento e queimadas ilegais no Amazonas


Até o momento, mais de 70 alvos de atividades ilegais foram inspecionados, resultando em 37 autos de infração e na aplicação de R$ 6,8 milhões em multas.

Desde o início de setembro, o Ibama, com o apoio da Polícia Ambiental do Amazonas, realiza a Operação Ibirá, focada no combate ao desmatamento e às queimadas ilegais em diversas regiões do estado.

Multas e áreas embargadas

A operação abrange os municípios de Careiro da Várzea, Autazes, Manaquiri, Careiro Castanho, Beruri, Borba, Manicoré, Tapauá, Canutama, Humaitá e Lábrea. Até o momento, mais de 70 alvos de atividades ilegais foram inspecionados, resultando em 37 autos de infração e na aplicação de R$ 6,8 milhões em multas.

Entre as infrações, 26 casos envolvem desmatamento ilegal, com aproximadamente 2 mil hectares embargados.

Ações educativas e orientação à comunidade

Além da fiscalização, a operação inclui atividades de conscientização junto às comunidades locais. As equipes orientam sobre boas práticas rurais, principalmente para evitar o uso de fogo, e ensinam procedimentos para denúncias de crimes ambientais.

Segundo Joel Araújo, superintendente do Ibama no Amazonas, a operação responde aos crimes ambientais que afetaram a saúde da população de Manaus e da região metropolitana, além de provocar danos significativos à floresta e à biodiversidade. “Esses crimes também contribuem para o agravamento das mudanças climáticas”, afirmou.

Continuidade da Operação Ibirá

A operação terá novas ações nas próximas semanas, com *reforço na fiscalização e aplicação de sanções. O nome “Ibirá” vem do idioma tupi-guarani e significa “vida que surge do chão” ou “floresta que ressurge”, simbolizando a regeneração da natureza após os danos sofridos.

Denúncias anônimas

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima pelos seguintes canais:

Linha Verde: 0800 61 8080

E-mail: linhaverde.sede@ibama.gov.br

Plataforma Fala.BR: https://falabr.cgu.gov.br

Fonte : A Reporter

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.