Pela 3ª vez, grupo se retira de sessão, mas eleição da Mesa Diretora é levada adiante e Corá é eleito novo presidente da Câmara em Cacoal
Contudo, um grupo de vereadores, pela 3ª vez consecutiva, evitando que a eleição fosse realizada, se retirou da sessão ordinária no momento em que o presidente da Casa, João Pichek (Republicanos), iniciou a leitura do projeto de lei que autoriza a disputa eleitoral interna.
Duas chapas concorreram na disputa: o “Fidelidade e Compromisso”, liderada pelo vereador Romeu Moreira (União Brasil) e a “Harmonia e Independência continuam”, liderada por Valdomiro Corá (MDB). O Extra de Rondônia acompanhou os trabalhos.
No momento em que começaria a eleição, os vereadores da chapa “Fidelidade e Compromisso”, deixaram o recinto. Mas, mesmo assim, João Pichek continuou as atividades legislativa, solicitando que cada vereador mencione sua decisão com relação à chapa que apoia, inclusive, os que haviam deixado o plenário.
Com apoio da assessoria jurídica do Legislativo, Pichek deu início à disputa, afirmando que “a votação será pública e em ordem alfabética, no qual os vereadores declararão expressamente em qual chapa irá votar”.
Ao analisar que houve empate, já que cada chapa contava com o apoio de seis parlamentares, Pichek utilizou o critério de “vereador mais idoso” para declarar a chapa “Harmonia e Independência continuam”, como vencedora da disputa e Valdomiro Corá (MDB) como novo presidente do parlamento para o biênio 2023/2024.





Nenhum comentário